Robofobia

É curioso a declaração de Elon Musk, quando ele mesmo investe em empresa nas áreas da inteligência artificial.

Este pensamento do Elon Musk, fez-me lembrar Skynet, a inteligência artificial dos clássicos filmes de James Cameron, The Terminator. Quando os computadores superam a inteligência humana, e consideram-o como uma ameaça.

Mas estamos a ano-luz… muito antes de isso acontecer e nos próximos anos vai começar a emergir uma robofobia, faz-me lembrar outro filme, outro clássico de anos 80, mas desta vez é no remake, “Why is America so Robophobic?”

É claro que eu não estou a falar de super máquina, mas sim de simples robot, anualmente são perdidos milhões de postos de trabalho que são substituídos por máquinas. As máquinas são importantes para ajudar os humanos mas não para fazer todo o seu trabalho, para os substituir no posto de trabalho.

Com o exponencial perdas de posto de trabalhos no mundo, o que é que as pessoas vão fazer, onde vão ganhar dinheiro para sobreviver. De momento a robotização das empresa ainda é baixa devido à mão de obra asiática. À uns anos atrás as empresas da Europa e dos EUA deslocalizaram as suas fábricas para a asia, especialmente China, só que com o crescimento desse país, a mão de obra já não é assim tão barata. Por isso motivo muitas empresas estão a voltar às origens, mas as fábricas tem meia dúzia de pessoas e centenas/milhares de braços mecânicos.

Num caso extremo, o único emprego seguro no futuro é dos engenheiros que desenvolvem as maquinas. e depois quem vai comprar os produtos produzidos pelas maquinas?Vamos chegar ao ponto de começarem a aparecer movimentos robofóbicos, e estará mais perto do que pensam.

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Sem categoria, Sociedade
Tag: