Tools

Já está funcional o meu primeiro script, construído desde da raiz. Eu na Wikipédia sempre tive e estou ligado aos bots mas na verdade eu nunca soube programar, mas sempre foi um desejo saber fazer qualquer, nem que seja uma minúsculo script.

Por motivos profissionais é muito complicado ter formação, mas à uma semana e meia comecei a ler alguns site na net, incluído o curso do Wikibooks. Dos poucos conhecimento que eu tenho de php, achei módulo razoável, o problema é que está incompleto, mas com o tempo certamente vai melhor.

E para complicar a aprendizagem, eu comecei por criar um script bastante complexo para uma pessoa com 1 e meia de aprendizagem de php, mas a sorte e o talvez o mais complicado eu já sabia trabalhar razoavelmente, que o regex que são fundamentais para este script. Este script tem o principal objectivo, de facilitar a procura de interwikis, não é um script que substitua o interwiki.py do pywikipediabot, mas sim os dois complementam-se. Este script não é totalmente autónomo, eu seja, ele apenas dá a sugestão, é nos humanos é que temos que aceitar ou não a sugestão.

Agora falta é arranjar um servidor onde alojar o script, se alguém me arranjar uma boa cunha para eu alugar nos servidores tools.wikimedia eu ficada bastante agradecido, senão tenho que arranjar outra alternativa e que essa alternativa seja gratuita. se alguém alguém conhecer algum gratuito, eu e a comunidade de wikipedista agradece.

Mas ideia de criar um script que ajuda-se na busca de interwiki, foi inicialmente pensado pelo Nuno Tavares à muito tempo, ele fez alguns teste em perl mas nunca chegou a desenvolve-lo. Se eu me vejo grego para fazer em php, pior ficaria se fosse em perl… não queria ser um camelo (uma piada rebuscada).

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Wikipédia
Tag: ,
  1. Jota diz:

    Bem há também um livo de aplicativos em PHP que é um dos maiores do Wikilivros, mas está bem desorganizado e incompleto ainda. Talvez seja útil. Se quiseres dar uma olhada: [[b:Aplicativos em PHP]]. Boa sorte.

  2. Rei-artur diz:

    Eu tb já tinha visto esse e mesmo incompletos são uma grande ajudas, tenho-os nos meu favoritos 🙂