Sistema financeiro

O bitcoin está em plena alta (bullrun), com sucessivos máximos históricos. E neste período, em “todo” o lado se ouve falar do bitcoin, desde da tv, dos jornais, até naquelas pessoas que nós nunca imaginaríamos.

Isto é um acontecimento cíclico, repete, repete e volta a repetir. Neste período eu adoro ouvir as pessoas a falar do bitcoin. Com isto, destacam-se 2 “filosofias” antagónicos, isto é a minha opinião; os cépticos e os deslumbrados

Deslumbrados

Comecando pelos deslumbrados, são aquelas pessoas que falam muito do bitcoin e de outras cryptomoedas, especialmente da valorização, no dinheiro. Mas na verdade não fazem a mínima ideia dos fundamentos, a ideia base do bitcoin. E fica sempre aquela pergunta no ar, há um ano, onde estavam estes iluminados, a maioria nem o bitcoin conheciam, agora são especialistas.

É vê-los a falar que estão a investir, que estão a ganhar muito dinheiro, já fazem planos e sonham em ficar ricos. É claro que num período de constantes máximos históricos, não necessário ter muitos conhecimentos, todos ganham dinheiro, mas o pior, é o “dia seguinte”, quando o bitcoin cair (é inevitável) … nenhum dele acredita que vá cair.

Mas nós sabemos que vai cair, e a queda vai ser enorme, o difícil é prever o início dessa queda, talvez no último trimestre, não sei. Eu estou muito esperançoso no bitcoin, a queda será grande, mas não será tão grande como nos anteriores ciclos. O bitcoin está a ganhar escala e o preço cada vez menos oscila, mas ainda estamos muito longe (décadas) da estabilidade do dólar ou do euro. Esta ideia, já é bem visível nesta bullrun, os picos não são tão grande como anteriormente e as quedas são mais pequenas. E nunca se esqueçam, o velha máxima, 1 bitcoin = 1 bitcoin.

Será possível ficar milionário com o bitcoin?

Para se tornar milionário, terá de ter já um grande capital para investir. Na minha opinião para ficar milionário terá que ter entre 3 a 10 bitcoin e sempre num investimento a longo prazo. Aquela ideia de ficar milionário com meia dúzia de tostões, já não é possível. Só aqueles que entraram mesmo no início e que não venderam, o vão conseguir, agora é completamente impossível.

É claro que poderá fazer um bom pezinho de meia, mas sempre a investir a longo prazo (mínimo 8 anos).

Cyberpunks e Geeks

Já não me recordo bem quando conheci o bitcoin mas deve ser nos inicio de 2012, como geek que sou, adorei os fundamentos e os ideais que estão por detrás do projeto. Eu queria experimentar, mas na época era muito mais complicado de comprar, não existiam exchange (eu pelo menos não conhecia) como nós conhecemos agora, eram apenas sites que vendia, não tinham muita credibilidade, estávamos no inicio do bitcoin. Na altura eu tive receio de comprar, não comprei e deixei passar algum tempo, mas acompanhei a sempre o bitcoin.

Passado alguns meses, eu descobri uma exchange, mas o preço já tinha disparado, estávamos em plena bullrun (após o 1 halving), mas vendo nos gráficos, deve ser entre final de 2012 e inicio de 2013, porque eu nunca me esqueci, o bitcoin estava a 200 dólares (incrível) e eu achei muito caro (LOL), apenas comprei uns satoshis só para matar a curiosidade geek.

Apesar de recordar-me deste episódio, eu nunca me arrependi de não ter comprado muito, muito mais, eu facilmente podia ter gasto 1000 euros e teria uns 10 bitcoin. A razão porque não me arrependo, é que eu nunca seria rico, mesmo se eu tivesse comprado esses 10, já teria vendido a muito tempo. Fazendo uma retrospetiva, dificilmente eu deixaria passar dos 2000 dólares, multiplicar por 10 o investimento, era excepcional, era uma loucura não vender.

Isto não significa que não acreditasse no bitcoin, pelo contrário, na altura fiquei fascinado com o whitepaper, e em termo técnicos, estavam tudo muito bem feito, sem falhas. E isto comprovou-se, passado 10 anos, o bitcoin nunca falhou. O meu único erro foi subestimar, nunca pensei que atingisse esta dimensão planetária, eu pensei que era mais um “projecto teórico”, que nunca chegaria à prática, era algo que ficaria apenas no “mundo” dos cyberpunks e geek.

Passado 2 anos mudei a minha opinião sobre o bitcoin, ele sairia dos mundo dos geeks e iria chegar a toda a gente ( aconteceu em 2017) e até do poder económico (é o que está a acontecer agora). Eu fiz uma promessa a mim mesmo, nunca vendaria aqueles escassos satoshi, um dia terá um valor interessante.

Como este post já está grande e ainda falta falar dos cépticos, na qual eu quero aprofundar ainda mais, vou partir o post em 2, aqui está a continuação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *