Sistema financeiro II

Continuando a analise do post anterior

Os Cépticos

São os cépticos que me fascina mais, porque basicamente não dão valor ao bitcoin porque não conseguem “tocar”, vem sempre a mesma ideia à baila… como é possível uma coisa virtual valer tanto dinheiro!

Na minha opinião, este questionar é essencial para o ser humano, não só no assunto do bitcoin mas para tudo. O problema dos cépticos, só questionam o bitcoin, para o resto estão a marimbar ou aceitam, são dogmáticos.

Eu adoro questionar, colocar tudo em causa, só assim poderemos evoluir. Não podemos questionar só o bitcoin, também temos que questionar todo o sistema financeiro, eu gosto de o fazer. A verdade, se maioria das pessoas o fizessem, poderia levar muita gente a uma depressão. 😀

A desmaterialização

A maior dificuldade dos cépticos, não conseguem dar valor a algo que não conseguem tocar, o bitcoin é virtual. E esta ideia ainda é mais notória quanto falamos de NFT. Mas as pessoas que não percebem o bitcoin, são as mesmas que utilizam e aceitam sem problemas, os sistemas de cartões de crédito/debito, fazem transferências bancária, são apenas dados informáticos.

Toda a economia baseia-se no princípio básico, oferta e procura, desde de ouro, petróleo, passando por qualquer produto dos supermercados. Se muitas pessoas querem o mesmo produto, e existe poucas unidades, o seu preço aumenta.

Isto também acontece com o bitcoin, ou seja, o valor não está no produto em si mas sim na procura. Quanto mais raro/escasso mais caro é, um bom exemplo é o ouro.

Ouro

Agora vamos questionar o ouro? Qual será a razão para o ouro valer tanto?

Se nós analisarmos tecnicamente o ouro, é utilizado como um bom condutor, para equipamentos electródicos, de resto não tem muito mais utilidade. O Ouro é um metal raro, é essa escassez que dá um valor alto, por isso, utilizam como uma reserva de valor, em joias, barras, etc.

Por esse motivo, comparam o bitcoin ao ouro, além disso, o bitcoin ainda tens algumas vantagens: baixo custo em armazenar, fácil de transportar e “rapidez”. A principal razão é que só existem 21 milhões de bitcoin, tem um stock limitado, ou contrário do ouro, que é minerados todos os dias.

NFT

O mesmo acontece com os NFT, as pessoas tem dificuldade em dar valor a uma obra de arte que está à disposição de todos. É claro que está a acontecer alguns exageros nos NFT, mas como em todas as modas, passado um tempo, a poeira assenta, ficando apenas o “core” / o essencial. Mas este core será gigantesco e a longo prazo será maior que a actual poeira.

Se tu tens dúvidas sobre o valor dos NFT, vamos fazer um exercício:

Imagina que eu coloco à venda dois quadros idênticos da “A Mulher que Chora” por 100€, um é o original do Picasso, e o outro é uma cópia que eu fiz no secundário, nas aulas de Oficina de Artes (até ficou muito bom). Tens que comprar um, qual escolhes?

A tua resposta, certamente será o do Picasso. E eu questiono, porquê a do Picasso? As duas são feitas com os mesmos materiais, tela, madeiras, pregos, tintas, até o desenho é idêntico. A única diferença é que as obras de Picasso tem milhões de pessoas interessadas e por esse motivo valem milhões de euros. E a minha pintura, nem a minha mãe dá 100€ por ela.

Conclusão: Qualquer pessoa poderá copiar os NFT, mas não passam disse, são apenas cópias sem qualquer valor, quem terá o original é que terá valor munerário.

Mas isto não significa que todos os NFT valem muito dinheiro, claro que não.

Sistema Bancário

Agora vamos questionar o sistema bancário, será que que os bancos tem dinheiro que nós depositamos. Todas a gente sabe a resposta a esta pergunta, claro que não e como foi evidente no caso do Banif, faliu porque as pessoas foram todas levantar os seus depósitos após uma noticias falta da TVI, e banco não tinha esse dinheiro.

Actualmente os bancos tem apenas uma ínfima parte dos depósitos, com maior parte do dinheiro é investido apostado em outras empresas que na realidade não sabemos o seu real valor. É emprestado dado dinheiro a empresários sem garantias, para comprar outros bancos, para as próprias empresas do mesmo grupo. E também para financiar apoiar partido e políticos.

Depois acontece o BES/GES, e ficam todos espantado… como não soubesse a verdade, um monte de virgem ofendidas.

Impressão descontrolada de dinheiro

A impressão de dinheiro é outra vergonha, que pouco questionam, os bancos centrais estão numa fase de completo descontrole, é vergonhoso o que estão a fazer, tanto a nivel de impressão como nas aumento exponencial de dívidas suberanas.

Na prática a impressão de dinheiro, é uma imposto disfarçado, que apanha tudo e todos, é um aumento de imposto, que ninguém se importa, até muitos são a favor deles.

E este descontrole de impressão, é um dos motivos que está a valorizar o bitcoin.

Mercados financeiros

Agora vamos questionar os mercados financeiros, como é possível, estamos a viver a maior crise desde da segunda guerra mundial, o economia mundial parou devido ao covid-19. Mas isso não se vê nas bolsas, onde estão em constantes máximos históricos.

Até onde isto vai!!!!

Short Selling

O Short Selling é outra vergonha nos mercados financeiros, ou talvez mesmo a maior de todas, não só pelo dinheiro que movimentas mas principalmente pela falta de ética.

Querer ganhar dinheiro, apostado na falências de empresas, destruído a vida e a estabilidade de muitas famílias, estamos numa fase onde vale tudo para ganhar dinheiro. Não vou aqui explicar o que é short selling (procurem no google) , mas é algo que devia de ser proibida nos mercado financeiro.

Outro episódio estranho que aconteceu este ano, e talvez outro sinal que isto não está nada bem, é o caso da GameStop. Que em Portugal passou praticamente despercebido, assim se vê a literacia financeira que aqui existe. Quando milhares de anónimos levará à falência alguns fundos que dedicado ao short selling, e provocando o recuo nos investimentos neste activos. Este fundo sofreram com o seu próprio veneno.

Teslas, Uber e outras tais

Os mercados estão cheias de empresas que vale muito mais que o valor real delas. Como é possível uma empresa que vende alguns centenas de milhares de carros, vale muito mais em bolsa que o conjunto de todas as outras construtoras que fabricam milhões e milhões de carros por anos. Eu não tenho nada contra a Testa, pelo contrário, até admiro muito Elon Musk, que está a ser muito inteligente, e aproveita a enorme liquides do mercados financeiros para encher os cofre das Tesla.

Eu sei que isso é a lei da oferta e procura, as está a alcançar nível muito acima do razoável, ganância está a começar a ter níveis estratosféricos.

Outras empresas nunca deram lucros, durante décadas, ano a ano recebem injeção de capitais, um dia isto vai rebentar, e estrondo vai ser enorme… a crise de 2007 vai ser considerada ligeira. Além de não darem lucros, fazem concorrência desleal, destruindo empresas e empregos locais.

Sinais

2020 e 2021 está a ter vários episódios muito estranhos, talvez seja sinal de algo grande, muito grande se aproxima a passos muito largos.

Como é possível ninguém ter aprendido nada com o crash das dot.com no final dos anos 90. Vinte anos depois estamos perto de outra, nas desta vez não é só nas dot.com mas sim em todos os mercado financeiros.

Eu espero estar completamente errado, seria bom para toda a gente…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *