Simplesmente horrível

Fui eu que coordenei a votação que deu a origem à actual página inicial da Wikipédia lusófona. Isto já foi já à bastante tempo, na altura estava boa mas ficou completamente parada no tempo. A Internet cresce exponencialmente, dia para dia, e a pedia ficou parada, mas reconheço que é difícil criar uma página principal (PP) boa, porque estamos bastantes limitados.

Apesar da Wikipédia seja o símbolo da Web2.0, a sua PP é muito pouco 2.0, devia de ser mais simples e dinâmica, com indicações dos artigos mais visualizados e outros itens interactivos.
Se a Wikipédia fosse propriedade de um dos grandes monopólios da internet, este problema estaria já resolvido. Uma empresa a mandar torna tudo mais rápido e azil, as comunidades tormam tudo mais lento, burocratico e problematico. Mas contudo, prefiro que a Wikimedia seja livre, apesar de ter páginas pessimas, liberdade acima de tudo.
Na minha opinião, o mediawiki (código que gera a wikipedia) devia ter a página principal com um código diferente das restantes páginas, isso tornaria mais fácil criar PP mais dinânicas. actualmente no sistema mediawiki é igual ser a PP ou outra qualquer página, apenas muda o nome.
Com o actual poder de influencia que a Fundação Wikimedia já tem, podia fazer sem qualquer dificuldade criar um tipo de um concurso internacional, onde todos webmaster, designer graficos ou programadores apresentassem proposta para um novo layout para o sistema mediawiki. certamente iriam aparecer inumeras proposta, principalmente de estudante e pequenas empresas que vontade de montrar os seus conhecimentos e de 5 minutos de fama.

…talvez um dia

um abraço