Simplesmente horrível

Fui eu que coordenei a votação que deu a origem à actual página inicial da Wikipédia lusófona. Isto já foi já à bastante tempo, na altura estava boa mas ficou completamente parada no tempo. A Internet cresce exponencialmente, dia para dia, e a pedia ficou parada, mas reconheço que é difícil criar uma página principal (PP) boa, porque estamos bastantes limitados.

Apesar da Wikipédia seja o símbolo da Web2.0, a sua PP é muito pouco 2.0, devia de ser mais simples e dinâmica, com indicações dos artigos mais visualizados e outros itens interactivos.
Se a Wikipédia fosse propriedade de um dos grandes monopólios da internet, este problema estaria já resolvido. Uma empresa a mandar torna tudo mais rápido e azil, as comunidades tormam tudo mais lento, burocratico e problematico. Mas contudo, prefiro que a Wikimedia seja livre, apesar de ter páginas pessimas, liberdade acima de tudo.
Na minha opinião, o mediawiki (código que gera a wikipedia) devia ter a página principal com um código diferente das restantes páginas, isso tornaria mais fácil criar PP mais dinânicas. actualmente no sistema mediawiki é igual ser a PP ou outra qualquer página, apenas muda o nome.
Com o actual poder de influencia que a Fundação Wikimedia já tem, podia fazer sem qualquer dificuldade criar um tipo de um concurso internacional, onde todos webmaster, designer graficos ou programadores apresentassem proposta para um novo layout para o sistema mediawiki. certamente iriam aparecer inumeras proposta, principalmente de estudante e pequenas empresas que vontade de montrar os seus conhecimentos e de 5 minutos de fama.

…talvez um dia

um abraço

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: *, Design, Wikipédia
Tag: ,
  1. Patrícia diz:

    Uau. Nunca tinha pensado no assunto (talvez por raramente visitar a página principal) mas tens razão. Estou a usar 1280×800 e não tem muito bom aspecto. Os eventos recentes tomam muito espaço, o artigo principal também está muito longo. As efemérides poderiam ser reduzidas a um ou dois eventos por item, tirava logo montes de espaço. Há informação a mais, quem tem paciência para ver isso tudo? Estamos na era em que ninguém se concentra mais de cinco minutos na mesma coisa. Podia haver mais destaque para os portais, para a navegação por tema, como na de.wp, na es.wp ou na fr.wp (gosto especialmente desta).
    A página atual é bonitinha, mas mudar de vez em quando não faz mal… e concordo contigo quando dizes que deveria integrar coisas mais dinâmicas, mas acho que não temos recursos para isso…

  2. Rei-artur diz:

    Patricia, a PP na “1280×800” ainda fica razoável, para monitores maiores ainda fica pior 🙁

    Eu para ser honesto não gosto nenhuma PP das wikipedias, o pessoal tem a mania de querer colocar tudo e mais alguma coisa numa só pagina. As actuais PP faz-me lembrar as paginas da internet antes da era google. O google fez uma grande revolução na internet, não só em termos técnicos como no design do seu layout, simples e eficaz.

    Eu sou um grande critico do Plágio do sapinho mas gosto da PP deles ( tb deve ser a única coisa que se aproveita 🙂 ). Só tenho algumas reservas em relação as newpages, podia aparecer muito artigos vandalizados na PP.

    mas é uma pena não conseguir-mos colocar mais conteúdos dinâmicos… o Vibbor esquece muito este lado da wikipedia…