Saramago

Eu nunca grande admirador da literatura do José Saramago, lê apenas dois livros e um deles por obrigação. Apesar de gostar muito da sua literatura talvez por ter os lido quando era muito novo, mas sempre o respeitei e considero um grande símbolo de Portugal e da literatura lusófona.

Mas o principal motivo que me levou a escrever este post foi a cerimónia fúnebre. É vergonhoso as perguntas de alguns jornalistas fizeram a alguns políticos que aparecem na cerimónia. Um das perguntas era, “Se estava na cerimónia pela Saramago Politico e ou pelo Saramago Escritor?”  Será que não é mesma pessoa… ou respeitamos a pessoas por completo ou não.

A segunda pergunta era sobre a ausência de Presidente Cavaco Silva, e quando todos os responderam, diziam que ele devia estar presente, mas eu concordo por completo com a atitude do nosso Presidente. O nosso presidente não é hipócrita, ao contrario da maioria dos presente na cerimónia. É verdade que Cavaco cometeu um grave erro à uns anos atrás, mas se nunca pediu desculpa em vida, também o não deve o fazer depois da morte de Saramago.

Os funerais não passam de uma desfile de hipócritas e de carpideiras. Nós temos que respeitar e estar presente com as pessoas enquanto estas estão vivas e não depois de estarem mortas.

obrigado Saramago.

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Sem categoria
Tag: , , ,