Lince Azahar

Azahar chega amanhã para travar extinção do lince-ibérico

Fala espanhol, tem cinco anos de idade e nome de flor de laranjeira.Azahar faz amanhã a viagem, num veículo especial, do Zoobotânico de Jerez de la Frontera, em Espanha, até ao Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro para o Lince-Ibérico (CNRLI), na Herdade das Santinhas, em Silves.

Azahar, que não nasceu em cativeiro mas foi recolhida da natureza, será o primeiro animal a inaugurar as instalações algarvias, começadas a construir em Junho de 2008 e concluídas em Maio de 2009.

fonte: publico

Que raio de nome foram dar ao bicho… esperemos que o Azahar não tenha azar 😀

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Sem categoria
Tag: , , ,
  1. O Lince Ibérico sempre predominou \em locais próximos da fronteira com Espanha\, nomeadamente, a Serra da Malcata – Concelho do Sabugal. Este foi o único sítio em Portugal onde a espécie abundava e onde os avistamentos eram bastante frequentes. Chegou mesmo a ser criada uma Reserva, a Reserva Natural da Serra da Malcata. Contudo, devido à caça ilegal do coelho (um dos principais alimentos do Lince), a espécie entrou em declínio e ficou em vias de extinção devido, precisamente, à falta de alimento. Estas e outras vicissitudes não sensibilizaram os sucessivos governos para solucionar o problema, por exemplo, através de mais fiscalização, investimento na área com vista à preservação da espécie e criação de condições com vista a estimular a reprodução do Lince. Um outro problema consistiu num ordenamento inadequado do território e na falta de campanhas de sensibilização. Nesse aspecto, os \nuestros hermanos\ trabalharam e trabalham melhor. Para terminar, gostaria apenas de referir que o Algarve pode acolher o Lince, mas o seu habitat natural de eleição é a Serra da Malcata, localizada no concelho do Sabugal, num Interior naturalmente rico e, ao mesmo tempo, tão esquecido e tão remoto aos olhos do Governo central e das entidades por ele comandadas. Saiba mais sobre a Serra da Malcata em: http://www.malcata.juntafreguesia.com