A história de um viajante no tempo

Eu não conhecia esta história, adorei.

É disto que eu gosto do Bitcoin, destas histórias (que no levam a refletir), a filosofia, o pensamento crítico, das questões técnicas. Mas a maioria das pessoas só falam de preço, de dólares e mais preço, esqueceram-se das raízes, a razão pela qual o Bitcoin foi criado, fazer a revolução. Separar o política monetária, do poder político.

Fix the Money, Fix the World!

A história cria um cenário apocalíptico, baseia-se muito no pensamento dos keynesianos, aquela ideia de uma moeda não inflacionária, levaria as pessoas a não consumir, provocando o colapso das economias. Esse cenário é irrealista, as pessoas vão continuar a consumir, eu acredito que poderão mudar os seus hábitos de consumo, poderão tornar-se menos consumistas. A baixa preferência temporal.

Será menos consumista mas será mais racional, em vez de consumirem muitos produtos “descartáveis”, com pouca qualidade, vão fazer menos compras mas vão comprar produtos com mais qualidade, mais duradouros e naturalmente mais caros. Isto não é mau, pelo contrário, é bom, hoje estamos a viver numa época de consumismo excessivo, é necessário esta correção. Assim se prova que o Bitcoin é ESG.

Em vez de comprarmos 3 t-shirts de péssima qualidade que apenas duram 6 meses, ficam logo muito largas, que só servem para dormir; Vamos optar por comprar apenas 1 t-shirt com muito melhor qualidade (mas mais cara) que duram 2 anos em óptimo estado.

Sim, esta mudança no consumo vai revolucionar a indústria, vai gerar uma mudança na produção, em vez de produzir produtos de má qualidade, terão que produzir produtos com qualidade. As industrias de produção massiva de baixo custo, será a mais afetada, mas levará ao crescimento das industria que produzem bens de qualidade.

Possivelmente algumas áreas industriais poderão fechar, mas surgirão outras novas indústrias. Como aconteceu nas anteriores revoluções, da electricidade, dos automóveis.

Este cenário keynesiano, que as pessoas deixarão de consumir é irrealista, basta olhar para a actual comunidade de bitcoiners, sim geralmente somos poupadores mas somos moderados, a percentagem de pessoas que reduzirem drasticamente o seu padrão de consumo para acumular mais sats é extremamente baixa e com o passar do tempo ainda será menor. Esta geração possivelmente será a última, onde o sacrifício a curto prazo poderá ser muito lucrativo a longo prazo, ou seja, pouparam durante 4 anos, mas conseguiram transformar o poder de compra por 5 a 10 vezes.

O benefício agora é muito grande, mas nas próximas gerações esses benefício será muito mais baixo, o bitcoin deixará de valorizar exponencialmente, será uma valorização mais baixa mas continua. Ninguém vai sacrificar a sua vida durante 4 anos, para dobrar o poder de compra, deixa de compensar o sacrifício.

É claro que as próximas gerações vão continuar a poupar para acumular satoshis, mas vão fazê-lo mais moderadamente, como qualquer cidadão comum já o faz, poupar para a sua aposentação. Deixa de ser uma poupança para aumentar o poder de compra, para ser uma poupança para preservar o poder de compra.