AirPlane

Hoje assistir o filme AirPlane com a geração Z é um excelente exercício social. É um filme de 1980, não se nota a passagem do tempo, é um dos melhores filmes de sempre no geral e para mim é sem dúvida nenhuma o melhor filme de humor de sempre. São piadas após piadas continuamente, quase sem pausas, mesmo após ter visto várias vezes, acabo sempre com uma dor nos maxilares de tanto rir.

Mas ao assistir o filme com a geração Z, é vê-los a ficar chocados e escandalizados com as piadas, eles não acreditam como é possível isso ter sido feito. O filme faz humor com tudo e todos, na maioria delas, hoje em dia sob este “novos padrões” são considerados racistas, sexistas e muitos mais istas.

Para ser sincero, não sei como ainda está disponível no catálogo da Netflix em alguns países, como é possível ainda não ter sido cancelado pela geração woke. A Netflix classifica o filme como 13+, mas nas décadas de 80 e 90 era PG, para todas idades, era um filme que se via durante a tarde ao fim de semana em família.

Este filme e muitos outros do mesmo género ou filme de guerra que estavam disponíveis para todas idades, não existiam restrições. Lembro-me perfeitamente de ir com o meu irmão mais velho, mas ambos menores, irmos ao videoclube para alugar filmes. Filmes como Police Academy ou os Terence Hill and Bud Spencer, eu adora apesar de tenra idade.

Hoje em dia, seria impossível realizar um filme similar, seria rapidamente cancelado, é politicamente incorrecto. Inacreditável como a nossa sociedade mudou, um filme com 45 anos é mais moderno e teve mais liberdade criativa que os de hoje, a liberdade de expressão está completamente sob ameaça. Por isso, hoje em dia quase não existem filmes de humor, é praticamente impossível de os fazer, porque hoje em dia quase tudo ofende alguém.

As gerações dos anos 80 e 90 foram educadas com um pensamento de liberdade, tendo acesso à informação e exposição à realidade. Isso permitia compreender o que é certo e o que é errado. Hoje em dia, em vez de educar/informar prefere-se esconder a realidade, ocultar das crianças que os problemas existem, vivem numa redoma, no mundo fantástico dos unicórnios.

Este filme tem várias piadas sobre brancos, negros ou judeus, que hoje em dia são consideradas racistas. Mas à época, todos se riam delas, mesmo os visados, ninguém se ofendia, ninguém se vitimizava. Curiosamente, hoje existe muito mais racismo do que antigamente.

É ao ter acesso à informação, ao rir de nós próprios e dos outros, com liberdade de expressão, vai permitir um pensamento crítico, que vai dar ferramentas para podermos evoluir.

O doutrinar uma sociedade e esconder a realidade nunca será solução.