Wikipédia lusófona chega aos 500 mil artigos

Mais de 500 mil artigos deram entrada, até esta quinta-feira, na Wikipédia em português ou lusófona. A Wikipédia é uma enciclopédia livre, na Internet, totalmente escrita por voluntários e mantida por uma fundação sem fins lucrativos chamada Wikimedia Foundation.

Das 267 versões em várias línguas, a Wikipédia lusófona foi a quinta a ser criada, em Maio de 2001, e encontra-se agora em nono lugar em relação às restantes, na questão do tamanho.

Trata-se de uma enciclopédia, onde qualquer pessoa tem o direito de editar ou criar um artigo, sem a necessidade de qualquer tipo de autorização ou de se identificar, explica a Wikipédia, em comunicado.

Em particular, a versão portuguesa é visualizada, em média, mais de 280 mil vezes por hora, e em geral, o domínio wikipedia.org é o sétimo mais visitado no mundo, o 16º mais visitado no Brasil e o 14º em Portugal, de acordo com o site Alexa Internet.

O convívio multicultural, proporcionado pela Wikipédia, é uma mais-valia salientada pelos utilizadores e colaboradores, que variam desde a imprensa ao meio académico.

O registo pode ser feito por qualquer pessoa, que poderá escolher um nome de utilizador para se identificar e ser reconhecido pelos restantes wikipedistas, denominação dos editores frequentes da enciclopédia livre.

Verifica-se uma ajuda mútua entre a comunidade de utilizadores. É o caso de um utilizador que ainda não domine o sistema e decide então passar pelo programa de tutoria, através do qual recebe ajuda de um utilizador experiente, de forma a poder familiarizar-se com a Wikipédia e todo o sistema de editoria.

Fonte: iol

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: *, Wikipédia
Tag: , ,