Wikipédia lusófona chega aos 500 mil artigos

Mais de 500 mil artigos deram entrada, até esta quinta-feira, na Wikipédia em português ou lusófona. A Wikipédia é uma enciclopédia livre, na Internet, totalmente escrita por voluntários e mantida por uma fundação sem fins lucrativos chamada Wikimedia Foundation.

Das 267 versões em várias línguas, a Wikipédia lusófona foi a quinta a ser criada, em Maio de 2001, e encontra-se agora em nono lugar em relação às restantes, na questão do tamanho.

Trata-se de uma enciclopédia, onde qualquer pessoa tem o direito de editar ou criar um artigo, sem a necessidade de qualquer tipo de autorização ou de se identificar, explica a Wikipédia, em comunicado.

Em particular, a versão portuguesa é visualizada, em média, mais de 280 mil vezes por hora, e em geral, o domínio wikipedia.org é o sétimo mais visitado no mundo, o 16º mais visitado no Brasil e o 14º em Portugal, de acordo com o site Alexa Internet.

O convívio multicultural, proporcionado pela Wikipédia, é uma mais-valia salientada pelos utilizadores e colaboradores, que variam desde a imprensa ao meio académico.

O registo pode ser feito por qualquer pessoa, que poderá escolher um nome de utilizador para se identificar e ser reconhecido pelos restantes wikipedistas, denominação dos editores frequentes da enciclopédia livre.

Verifica-se uma ajuda mútua entre a comunidade de utilizadores. É o caso de um utilizador que ainda não domine o sistema e decide então passar pelo programa de tutoria, através do qual recebe ajuda de um utilizador experiente, de forma a poder familiarizar-se com a Wikipédia e todo o sistema de editoria.

Fonte: iol



Artigos Relacionados:

Categorias: *, Wikipédia
Tag: , ,


 

Fotos

  • O burro que canta pela manhã
  • Figueira da minha avó
  • Memórias de infância
  • Travão hidráulico
  • Q
  • Erva dura em pedra mole
  • For Sale
  • O chamado peixe vegetariano
  • Mais outra relíquia
  • Sobrinha por perto
  • Q
  • No meio de umas caixas encontrei esta relíquia dos anos 90
  • RIP
  • Em pb
  • Vamos ao tacho...
  • Ontem falei do meu 1 pc, hoje estou a matar saudades, dos bons tempos que passamos juntos.
  • O que será?
  • A única luz que entra no meu quarto, aproveitando o feriado para ficar na cama até mais tarde.