dos destacados até ao wikiconcursos..

Já tem uns dias mas só agora eu vi… os destaques são um dos pontos mais problemáticos da Wikipédia lusófona. Nos destacados existem vários problemas, mas na minha opinião o quantidade já não é o principal problema, mas sim a qualidade.

Penso que foi em Setembro do ano passado, eu coloquei uma proposta ( que foi aprovada ), que passaríamos a ter 2 artigos destacados por semana, na altura já tinha uma enorme lista de espera.

Passados alguns meses a lista de espera voltou a estar enorme, já estamos a escolher artigos para Outubro, para daqui a 4 meses, são 35 artigos em espera.

O que fazer para resolver isto?

Existem duas maneiras, a mais fácil seria aumentar o números destacados por semana, a mais complicada e na minha opinião, a melhor, devíamos de começar a ser mais exigentes. No meio de bons artigos destacados, existem alguns artigos muito pequenos para um destacado, eu não estou a falar dos destacados antigos, mas de destacados recentes.


Os critérios deviam sofrer um refresh.

Os destacados antigos são outro problema, muito deles não tem nem qualidade, nem tamanho, foram eleitos num inicio da Wikipedia.

Mas nem tudo é mau, é bom ver que grande parte dos artigos destacados, “nascem” nos wiki-concursos, (tanto no wikiconcurso, wikiactividade, ou wikiprenda). Seria importante para wikipedia, existir cada vez mais concursos, melhoriamos imenso o nivel de qualidade. Claro que não podemos entrar na loucura nos nossos irmãos espânicos, que por lá os concurso quase não param, mal acaba um, começa logo outro.

Um dos motivos que nós temos pouco concurso é que os nossos, talvez sejam demasiados longos, como são longos levam a um grande desgaste, e por sua vez a uma grande pausa. Com concursos mais pequenos, existem um menor desgaste e facilita imenso no processo de avaliação, como aconteceu no ultimo actividade, o números de artigos era tão extenso que ninguém teve paciência para fazer as avaliações.
Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Wikipédia
Tag: