Ciclos de mercado

O mercado do Bitcoin é composto por ciclos de 4 anos, tão regular como um relógio, isso acontece devido ao halving. O halving provoca um choque na oferta, em qualquer mercado onde exista uma redução drástica na oferta, tem a consequente aumento de preços. Só que no caso do Bitcoin, esse aumento de preço cria um buzz mediático, na imprensa, divulgando e trazendo ainda mais pessoas, aumentando a procuro, alavancando ainda mais o preço. Uma especie de dupla subida, primeiro devido ao choque na oferta depois acontece um choque na procura.

Em cada ciclo do bitcoin, vou destacar dois preços, o topo e fundo. O Topo é o preço mais alto que atinge durante o ciclo; o Fundo é o preço mais baixo após o topo, durante o ciclo.

Os preços utilizados são MA 30 dias, para remover os picos momentâneos, para uma melhor análise. Vou utilizar dois conceitos, os hodler e os paraquedistas:

  • Os hodlers são aqueles que investem a médio a longo prazo, minimo 2 anos.
  • Os mãos de alface ou paraquedistas, como eu gosto de os chamar, são aquelas pessoas que têm uma permanência muito fugaz no bitcoin. É subdividido em dois grupos, um grupo de pessoas que gostam de especular, que entram no bitcoin com ganância do lucro fácil e rápido mas acaba por acontecer o oposto, o tiro sai pela culatra. O segundo grupo, são pessoas que inicialmente entram no bitcoin a pensar a médio prazo, mas quando o preço começa a cair, não conseguem resistir à pressão e acabam por vender com um grande prejuízo. Nos dois casos, acabam por vender na baixa e perdem muito dinheiro, são os principais responsáveis pela enorme queda após os topos históricos. Normalmente entram no avião quando já em velocidade de cruzeiro e em plena subida. Depois que o avião atinge o topo e começa a descer, todos saltam fora em pleno voo, por isso são paraquedistas.

Preço referência

Qual o preço referência para este ciclo? 62700$ ou 16500$?

Na minha opinião é os 16500$, porque é o ponto onde se encontram duas forças; os mineradores deixam de vender e começam a entrar em dificuldades financeiras, começam a surgir, as primeiras notícias de falências.

E os paraquedistas saem do mercado, ficando apenas os hodlers, aqueles que reconhecem o verdadeiro valor do bitcoin e que acreditam no projeto mesmo após uma enorme queda de preço. 

Assim o fundo é a força da adoção do bitcoin.

Se o Fundo é a adoção, o que será o Topo?

O Topo corresponde à força da especulação, é o capital adicionado pelos paraquedistas, que pouco depois o retiram.

Atual ciclo:

  • Top: 62700$
  • Fundo: 16500$
  • Desvalorização: 74%
  • Adoção: 16500 – 3500 = 13000 = 22%
  • Especulação: 62700 – 16500 = 46200 = 78%
Ciclo 2Ciclo 3Ciclo 4
Top$850$15 770$62 700
Fundo$230$3 500$16 500
Desvalorização73%78%74%
Adoção 27%21%22%
Especulação 73%79%78%

Se observarmos os Fundos e a sua valorização anual:

Ciclo 1YOYCiclo 2YOYCiclo 3YOYCiclo 4
$3196%$23098%$3 50048%$16 500

É curioso a valorização anual estar a sofrer um “halving”, não sei se é coincidência, mas não encontro razão para isto acontecer.

Rácio AE

O rácio AE (adoção/especulação) deste ciclo é 22/78, mas será que corresponde à realidade?

Na minha opinião a percentagem da adoção foi superior, este ciclo houve uma particularidade, uma quantidade de hodlers foram “transformados” em paraquedistas. Estou a falar das vítimas da Celsius, BlockFi, Gemini e FTX, que na sua maioria seriam hodlers, mas os seus ativos foram vendidos sem a sua autorização, acentuando o inverno cripto.

É impossível estimar o rácio, caso não existisse estas fraudes, mas podemos calcular uma amostra. Antes do colapso da FTX, houve um longo período onde o preço estabilizou por volta dos 19500$, muitos analistas já previam que seria o fundo deste ciclo. O preço começou a dar os primeiros sinais de subida até que rebentou a bomba da FTX e a consequente queda abrupta, para os 16500$.

Assim vou simular como o fundo fosse nos 19200$.

Ciclo 4Ciclo 4 (simulação)
Top$62 700$62 700
Fundo$16 500$19 200
Desvalorização74%69%
Adoção 22%27%
Especulação 78%73%

Esta simulação, apenas inclui o colapso da FTX ( e BlockFi, Gemini, entre outros credores ) e mesmo assim são mais 5% de hodlers. Ainda falta incluir os lesados da Celsius e o colapso da Terra/Luna ( e respectiva venda dos fundos de reserva em Btc). Certamente o rácio real será próximo dos 30/70.

Uma conclusão que podemos tirar, quanto menor for a percentagem de paraquedistas, o preço “estica” menos e a queda após ATH será menor, o Bitcoin vai ficando menos volátil.

Próximo ciclo

Na minha opinião, no próximo ciclo a percentagem de paraquedistas irá reduzir bastante. O Bitcoin já tem um market cap tão grande, é pouco provável subidas exponenciais de preço como acontecia no passado. Os novos ATH, serão moderados, deixando de ser apetecível para os paraquedistas mais gananciosos que procuram lucros rápidos e fáceis, estes vão para outros mercados.

Com a entrada de grandes quantidades de capital, de empresas e instituições, sobretudo de fundos e bancos de investimento, que pensam sempre a médio/longo prazo, são hodlers por natureza e também são conservadores, vai reduzir a volatilidade. Se o preço estiver muito “esticado” em pleno FOMO, estes players preferem esperar por uma oportunidade melhor, vai subir menos mas também vai cair menos, provocando mais estabilidade no preço do bitcoin.

Consequentemente, uma maior estabilidade, vai atrair mais pequenos investidores para o bitcoin, aqueles que utilizam o bitcoin como um meio de troca, no dia-a-dia, geralmente localizados em países com inflação alta, sobretudo em África, América Latina e Ásia.

Halving

Da maneira como Satoshi projectou o halving, ao decorrer do tempo, a redução da (nova) oferta será cada vez menor, logo o seu impacto no ciclo será menor. A nova oferta é gerada pelos mineradores, que tem que vender para financiar as suas operações.

No futuro, em vez de ter, um forte crescimento num espaço curto de tempo, o crescimento/adoção será mais moderada mas continuo.

Isto pode ser o fim dos ciclos do bitcoin?

Na minha opinião não, os ciclos vão continuar, mas a longo prazo será diferente, deixa de regular e previsível. Com o passar do tempo o halving terá cada vez menos impacto nos ciclos. Os novos ciclos deixam de ser influenciados pelo halving mas passam a ser influenciados por questões macro, como grande recessões mundiais ou períodos de quantitative easing(QE) e as consequentes inflações.

Assim a longo prazo, os ciclos passam a ser gerados pela procura. Possivelmente, os próximos dois ciclos, o halving ainda terá muita influência, no halving de 2032 será baixa, será o último ciclo de mercado(4 e 4 anos) como nós conhecemos hoje em dia. Após, serão as questões macros que vão gerar os novos ciclos.

Após 2032, o valor da nova oferta estabilizará, os mineradores vão receber sobretudo as fees, o halving terá pouco efeito na receita. Mas mineradoras vão deixar de ter o choque nas receitas criado pelos halving, vão passar a ter rendimento mais regulares. Deixa se existir o problema para as mineradoras, que de um dia para o outro perdem metade das receitas. Com as receitas regulares, logo o custo de “criação” de novos bitcoin também será menos volátil.