Caso Nuno Markl

Quase ninguém por isso, mas houve um pequeno incidente entre o humorista e guionista português Nuno Markl e a Wikipédia lusófona.

Nuno Markl publicou no seu blog que tive alguns problemas ao tentar remover algumas “ofensas”, só que as suas edições foram revertidas. O texto pode ser lido aqui e tem continuação aqui e termina aqui.

Este caso expõem, um dos maiores problemas das actuais wikipedias:

As biografias das pessoas vivas e este caso teve outra particulariadade, o próprio a editar a sua biografia. Na minha opinião, nas BVP (biografias de pessoas vidas) nós deviamos devemos ser extremista, ou seja, todos os conteúdos que foram colocados no artigos e que não tenham uma fonte fiável deve ser removido de imediato dos artigos.

Este assunto levamos a outra e velhinha questão, as Flagged Revisions, na minha opinião, actualmente é essencial nas wikipedias. O críticos desta extensão falam sempre, com isto as wikipedia vão se tornar menos livre. Eu não concordo, as wikipedia vão continuar a ser livre, qualquer pessoa pode continuar a editar, a única diferença é que os artigos só são “publicados oficial” quando um revisor aprovar a edição. Assim muito dificilmente os vandalismos aparecerão nos artigos.

Eu tenho a opinião que esta extensão vai também reduzir o vandalismo nos artigos, os actos vandalismo acontecem porque os vandalos sabem que algumas pessoas vão ver o seu acto de vandalismo. Com esta extenção esse actos de vandalismo vão deixar de ser visivei aos comons dos mortais, certamente o vandalismo vai reduzir, mas não podemos esquecer que isto é apenas um efeito colateral, porque o essencial é que esses vandalismo não sejam publicados.

A Wikipedia já não é aquele projecto naif que o Jimbo criou, actualmente é um local de referência na internet. A Wikipedia já tem muita responsabilidade, por isso tudo o que publicado tem que estar correcto.

Partilhe:


Artigos Relacionados:

Categorias: Wikipédia
Tag: ,
  1. Patrícia diz:

    Se ele não tivesse sido parvo a ponto de fazer edições deste tipo: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Nuno_Markl&diff=12872311&oldid=12872306, talvez lhe tivessem dado ouvidos.

    A política existe, mas falta a prática. E falta sensibilidade, mas isso são outros quinhentos.