Olhares

Hoje aproveitei para fazer uma prospecção de mercado para uma actividade da Wikimedia Portugal, andei a ser o site Olhares. É uma comunidade portuguesa ( e alguns brasileiros) de fotógrafos do género do Flickr, mas fiquei com a ideia que é uma comunidade muito fechada, no sentido dos membros serem geralmente fotógrafos profissionais ou amadores com muito jeito para tirar fotografias. Quase todas as fotos postadas tem uma grande qualidade artística, isto não significa que site não presta, pelo contrário, é um site com uma óptima qualidade.


Tudo isto indicava que haveria muito poucas fotos com licença Creative Commons, mas o site não dispõem de nenhuma ferramenta para pesquisar ou organizar as fotos com licença livres. Como não existe, tive de pôr as mãos à obra, tive que pedir uma ajuda a Deus para auxiliar nas buscas. Com um pequeno script que ia buscar os links da foto da busca do Google, depois com o link, o script ia buscar o url da foto à pagina do Olhares.

E o resultado foi este:

olhares creative commons

A conclusão que eu cheguei é que existem mais fotos em creative commons que eu esperava, o resultado superou as minhas expectativas, mas continuo com a mesma ideia, o Olhares é um site com fotografia artística com pouco utilidade para a Wikimedia Portugal a não ser para o local para encontrar fotógrafos.

Mas isto trouxe outros  resultados, sofri um bloqueio do Google, agora sempre que faço uma pesquisa tenho que provar que sou humano 🙂

google block

Um comentário em “Olhares”

  1. Hahahah… o Google descobriu o Rei-bot 😛 Anyway, bom trabalho, foi uma óptima ideia! 🙂

Os comentários estão fechados.